Páginas

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

#PAREDERECLAMAR


Ah, se eu tivesse asas! :))

A tristeza desce tal qual bruma cinzenta que enuncia a escuridão da noite, tudo envolvendo com seu hálito frio, sufocando o gemido guardado no peito.

Sonhos perdidos, duro labor que jamais recebeu a justa paga, rejeição daqueles que mais deveriam amar, ingratidão, prejuízo, desesperança, lágrimas e dor.

Coisas que tanto desejaríamos evitar, esquecer, lançar nas profundezas do oceano, nas cavernas mais ocultas, mas que insistem, todo tempo, em nossos ouvidos sussurrar.

É neste momento que se faz nosso o anseio do famoso rei Davi, no dia de sua adversidade, quando clamava aos céus dizendo: “Quem me dera ter asas como a pomba e voar daqui”...(Salmos 55:6).

Aos seres humanos não foi dado, contudo, o poder material de voar com asas próprias, alcançando os céus, repousando no deserto, cobrindo o espaço dos oceanos, afastando-se do sofrer.

O desalento, as tristezas e o pesar parecem persistir ao nosso redor, e o Mestre Jesus sobre isso alertou: “No mundo tereis aflições”... (João 16:33a).

Apesar de não parecer auspicioso, nessa mesma frase Jesus nos indica algo bastante animador: ...“mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (João 16:33b).

Duas realidades que, juntas, podem levar nossa mente a considerar que se trata de um simples e pequeno lenitivo, que o sofrer sempre nos acompanhará, e eis, de novo, as asas a preencher nosso pensar.

Outra vez a sensação da escuridão que se fecha envolve nossa mente e espírito. Sabemos que a noite virá, e que não temos como fazer o sol parar, embora milagre tal já na Bíblia é possível encontrar (Josué 10:13).

Mas espere, não vá ainda no desânimo mergulhar, pois duas coisas, por Deus prometidas, e, portanto, verdadeiras e eternas, nos será possível considerar.

A primeira nos é legada pelo mesmo rei Davi, e garante que a tristeza somente permanece por um tempo e é seguida pelo refrigério: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manha”. (Salmos 30:5).


A segunda, surpresa!, asas nos promete conferir: “Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias...” (Isaias 40:30-31).

Se suas tristezas são grandes, caso já tenha pensado em desistir, anime-se.

Deus está com você, marcando o tempo do livramento e, se necessário for, dará asas para que escape daquilo que é muito penoso suportar.



POR: Élcio Lourenço

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Que tempo é este?


Quando lemos a Palavra, sempre vemos frases como “naquele tempo”, indicando uma época, um período, não apenas em termos de calendário, mas principalmente de momento, de circunstâncias ou de algum mover de Deus no meio do seu povo. Vemos também que há tempo para tudo. Em Eclesiastes 3:1 “Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz”.

Eclesiastes 3:11 “Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim”. Eclesiastes 3:17 “Então, disse comigo: Deus julgará o justo e o perverso; pois há tempo para todo propósito e para toda obra”. Poderíamos então nos perguntar qual é o melhor tempo para mim?

A resposta não pode ser outra: o melhor tempo para cada um de nós é o tempo de Deus. O tempo de Deus é a sua perfeita e boa vontade para nós. Muitos tentam fazer o tempo para sua vida, na própria força, ajeitando circunstâncias, “forçando a barra”, mas no fim da história acabam vendo que não vale a pena tentar fazer o tempo de Deus. O tempo, se é d´Ele, não se faz, se espera, se vive, se submete a Ele. Alguns exemplos? Qual é o tempo para você assumir um compromisso de namoro? E para você estudar? E para trocar de emprego? Qual é o tempo para você se tornar independente? Qual é o tempo para (...)?

Para todas estas e muitas outras perguntas sobre o tempo de Deus encontramos respostas na Palavra. Ali está expresso o tempo correto para todas as coisas que dizem respeito à nossa vida. Muitos em nosso meio têm tido dificuldades, pois resolveram por si mesmos assumirem compromisso de namoro, sem ser o tempo de Deus. Outros resolveram que não deveriam mais estudar, ou parar por um tempo, pois se sentiam “cansados”. Outros ainda resolveram que era o tempo para saírem da casa de seus pais, pois todo mundo hoje o faz, então porque não fazê-lo?

Outros mais resolveram “dar um tempo da célula e “entregá-la”, pois estavam sentindo-se sobrecarregados com os compromissos do “Ide”, ou talvez trocar de cidade pois estão enjoados do lugar aonde moram e querem algo novo que não é a novidade de Deus a cada manhã em qualquer lugar. Sempre que tomamos decisões baseadas somente em nosso coração, nos deparamos logo depois com problemas, pois não estamos no Kairós de Deus pra nós.

A palavra diz em Jeremias 17:9 “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” Sabemos que existem coisas que estão muito claras para nós, inseridas no tempo de Deus no qual vivemos. Eis aqui algumas delas:

1) Apocalipse 22:11 - É tempo de santidade ao Senhor.

2) Mateus 6:6 - É tempo de buscarmos intimidade com Ele.

3) Mateus 7:24-É tempo de edificarmos sobre a rocha que é Jesus.

4) Mateus 28:19 - Sempre será tempo de pregarmos a Palavra.

5) Atos 3:25 -É tempo de vivermos esta aliança.

6) Efésios 5:- É tempo de nos encher-mos do Espírito.

7) 1 Pedro 5:8 - É tempo de batalha e de vigiarmos.

8) 1 João 4:7 e 8 - É tempo de amarmos.

9) Hebreus 13:17 -É tempo de obedecermos.

10) 1 Coríntios 13:- É tempo de buscarmos maturidade.

11) Mateus 16:18 - É tempo de avançarmos contra o reino das trevas.

12) 1 Coríntios 15:57 ,1 João 5:4 -É tempo de vitória.

Viva este tempo de Deus – Kairós para você. No mais é realmente esperar n´Ele e na sua boa e perfeita vontade pra nós.



POR: Samuel Klawa

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Todas as Minhas Fontes Estão em Ti ..



"Tanto os cantores como os que tocam instrumentos dirão: Todas as minhas fontes estão em ti..." Salmo 87: 7.

"Aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna..." João 4:14.

Muitas são as referências na palavra sobre fontes, e fontes de água viva. "O ensino do sábio é uma fonte de vida para desviar dos laços da morte" Provérbios 13:14

A vida do cristão tem como um de seus importantes símbolos ou figuras, a árvore plantada junto à fonte de águas "... pois será como árvore plantada junto à corrente das águas, a qual dá o seu fruto na estação própria e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará" Salmos 1: 3,4. "... a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que Ele seja glorificado" Isaías 61: 3.

Do Senhor procedem, então as fontes de vida, certo? Nele, temos a inspiração de vida, a força, o entusiasmo, o refrigério, o ânimo, enfim, nEle nos movemos e existimos... Tudo isso talvez, já conhecemos na teoria, talvez já até recitamos alguns versos de cor na escola dominical??!. Mas, quando falamos de fonte, necessariamente falamos de vida, de movimento, de experiência, de andar, de correr às margens de um rio...

Jesus disse à samaritana que, quando ela experimentasse da água que Ele lhe desse, uma fonte brotaria de dentro do interior a jorrar. Não sei por onde andam as fontes de inspiração dos cristãos hoje em dia. Parece que as idéias que vem da tv, do rádio, da mídia em geral, parecem ser mais influenciadoras do que meia hora aos pés da fonte de toda vida, o Senhor Jesus. Parece que hoje em dia, a inspiração deve ser descartável, a música descartável, o conteúdo facilmente consumível, para se fazer sucesso e se fazer conhecido! Em nome da comunicação, a fonte tem que se "adaptar" ao correr da "moda", não mais ao leito do rio, do rio da vida, de onde procedem todas as fontes de vida.

Freqüentemente sou abordado sobre como compor uma canção. Claro que não há uma fórmula especifica para se compor. Mas há princípios que nunca mudam! O apóstolo Paulo escrevendo aos filipenses, dá uma boa "dica", na minha opinião, sobre onde achar fontes de inspiração limpas e lícitas diante de Deus.

"Quanto ao mais irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai".Filipenses 4: 8

Também vivemos dias onde o Espírito Santo está nos ensinando a distinguir entre o santo e o profano. "E a meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano, e o farão discernir entre o puro e o impuro" Ezequiel 44: 23.

Quais são nossas fontes de inspiração? Todas as nossas fontes estão em Deus, como diz o salmista no verso do início deste artigo? "Porventura a fonte deita da mesma abertura água doce e água amargosa?" Tiago 3:11. Se tivermos vida em Deus, passaremos aos outros vida quando ministramos. Se tivermos amargura, será amargura; se copiamos de modelos ou fontes questionáveis, nosso ministério pode se tornar questionável também; se somos meros "covers" no Reino, nossa mensagem também será um mero "cover daquilo que nos inspirou" também, nada novo! "Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus!" Romanos 8: 19.

Vamos manifestar a glória que está em nós vinda da fonte inesgotável do Espírito Santo de Deus que habita em nós!


POR:Gerson Ortega